domingo, 3 de outubro de 2010

Estratigrafia e Paleontologia: O que são? Como se relacionam?

  A Estratigrafia é um ramo da Geologia, a ciência descritiva dos estratos onde se pretende determinar os processos e acontecimentos que os formaram. O seu nome deriva do latim stratum e do grego graphia, mas o termo foi introduzido na nomenclatura geológica por d'Orbigny, em meados do século XIX, embora o adjectivo "estratigráfico" já tenha sido utilizado anteriormente por Smith. O primeiro tratado de Estratigrafia é publicado em 1913, por Grabau, assinalando-se esta data como o estabelecimento da Estratigrafia como entidade própria, ou seja, uma ciência independente da Geologia.

Estratos da praia do Cavalo (Cabo Espichel, Península de Setúbal).

  Estudando não apenas a sucessão original e as relações de idade entre as camadas de rochas, esta ciência também estuda todas as características, propriedades e atributos das mesmas, bem como a sua interpretação em termos de ambiente (génese) e história geológica. 

  Esta assume duas perspectivas diferentes mas complementares, a cientifica com objectivo de ordenamento temporal e interpretação genética dos materiais geológicos, e a aplicada com a finalidade de localizar recursos naturais exploráveis ou mesmo para o planeamento da conservação do meio ambiente. Por outro lado a Estratigrafia pode ser descritiva, consistindo na recolha e análise da informação de campo, ou interpretativa, abrangendo a geocronologia, paleogeografia e geologia histórica. 

  Normalmente, a Estratigrafia refere-se a rochas sedimentares, consolidadas ou móveis, mas abrange todos os tipos de rochas desde ígneas a metamórficas, regindo-se por princípios denominados Princípios Fundamentais da Estratigrafia.

  O objectivo é reconstituir a organização e a história das camadas do globo a partir dos registos litológicos disponíveis na parte superficial da crusta terrestre, para isso o estratigrafo procura encontrar marcas de acontecimentos particulares na historia da Terra através da observação de unidades litológicas e das suas propriedades.


Objectivos que se pretendem da Estratigrafia (Vera Torres, 1994)

  Os fósseis e a sua localização nas camadas da crusta terrestre são determinantes em Estratigrafia, relacionando assim fortemente a Paleontologia a esta ciência.

Fóssil de Amonite

  Paleontologia vem do grego palaiós, antigo, óntos, ser, e lógos, discurso. Esta é uma ciência natural que "pretende" estudar a formação de fósseis, mas não só, também procura com base neles, e em outros aspectos, conhecer a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. Segundo Petit Laurousse é a "Ciência dos seres vivos existentes na terra antes do período histórico e que se fundamenta  no estudo de fósseis".

  A Paleontologia encontra-se divida em quatro ramos:
  1. Paleobotanica, que estuda o reino vegetal;
  2. Paleozoologia, ocupa-se do reino animal;
  3. Paleontologia humana, estreitamente ligada à pré-historia;
  4. Micropaleontologia, o estudo de todos os microrganismos fósseis, quer animais ou vegetais.





Bibliografia:
  • GRAYRARD-VALY, Yvette (1984). Cadernos culturais: A PALEONTOLOGIA. Lisboa, Portugal: Editorial INQUÉRITO.
  • "Aspectos gerais da Estratigrafia" por João Pais, UNL;
  • PDF (HENRIQUES, Maria Helena Paiva (2002). Estratigrafia: Fundamentos da Estratigrafia; Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra.)
  • Retirado de wikipédia,"http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia", em 30.09.2010;
  • Retirado de wikipédia,"http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleontologia", em 30.09.2010;
  • Foto por Ana Gomes em 03.06.2009, Cabo Espichel.

Sem comentários:

Enviar um comentário